O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) se caracteriza por uma combinação entre desatenção e impulsividade e, geralmente, tem início durante a infância, mas pode perdurar por toda a vida.
As dificuldades de adaptação podem ter grande impacto sobre a autoestima, nos relacionamentos e no desempenho escolar. Nesses casos há prejuízo na atenção e concentração, sensações de ansiedade, excitação e raiva. Desta forma, a criança pode apresentar comportamentos agressivos, reações aumentadas de excitabilidade, hiperatividade, impulsividade, inquietação, irritabilidade e imprudência.
A causa do transtorno está ligada ao desequilíbrio de substâncias químicas cerebrais chamadas neurotransmissores. A Associação Brasileira de Déficit de Atenção aponta alguns determinantes para essa instabilidade neuronal: a hereditariedade; a ingestão de algumas substâncias durante a gravidez; o sofrimento fetal e exposição ao chumbo.
Os problemas familiares hoje são vistos como agravantes e não responsáveis pela origem da enfermidade por isso precisam ser acolhidos e acompanhados.